Legislação Farmacêutica

Data: 24/07/2018

Para abrir as portas, as farmácias de manipulação precisam atender, pelo menos, 200 exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do órgão de fiscalização do município onde está instalado. Para evitar problemas, as farmácias precisam ter pesagens monitoradas e informatizadas das substâncias, para evitar a troca de medicamentos.

A rastreabilidade do processo de fabricação dos medicamentos também é uma exigência da Anvisa, as regras são rígidas e é preciso segui-las para continuar no mercado. Os processos de produção precisam garantir a segurança em relação à falha humana e não deixar o profissional farmacêutico e o cliente vulneráveis.

Para isso, é fundamental ter um sistema de gestão, que garanta a exatidão em medidas e dosagens.

A proximidade entre clientes e farmacêuticos também é recomendada pelos profissionais do setor, pois faz com que o paciente esteja mais protegido e fidelizado através de controles individualizados, relatórios de acompanhamentos, aviso de matérias-primas contra indicadas, escolha automática de cápsulas incolores, ou menores para pacientes com dificuldade de deglutição, tudo de acordo com a prescrição médica.

Ter um sistema de gestão completo e inteligente, que atenda as exigências legais que regem as atividades farmacêuticas, incluindo a produção de florais e homeopatia, sejam elas da ANVISA ou das Secretarias da Fazenda, é fundamental para a credibilidade da farmácia e segurança dos clientes.

Notícias Relacionadas