Gestão na nuvem: Quais as vantagens deste serviço

Data: 24/07/2018

Há algum tempo se ouve falar sobre gestão na nuvem, mesmo assim, esse ainda é um assunto desconhecido e que gera muitas dúvidas. Esse tipo de gestão facilita o acesso e a edição de arquivos, pois pode ser acessado de qualquer lugar. Muitas empresas optaram por mudar a forma como investem em tecnologia e estão aderindo ao modelo, que tem uma série de benefícios.

Mas afinal, como funciona esse sistema?

O sistema fica em um servidor on line, que permite acessar e executar diferentes ferramentas e arquivos por meio da internet. Ou seja: não é preciso instalar os aplicativos no computador para realizar as atividades necessárias.

Para facilitar a compreensão, elencamos algumas das principais vantagens do sistema na nuvem:

Segurança

Uma das maiores dúvidas dos gestores a respeito de migrar para uma solução na nuvem está relacionada à segurança dos dados (que são confidenciais). O garante a segurança do sistema é o fato de que os provedores de cloud computing seguem os padrões internacionais de segurança de dados — como ISO e a criptografia avançada, Sendo assim, as chances de invasões e perdas de dados confidenciais são praticamente nulas.

Além disso, caso algum dispositivo seja perdido ou roubado, os dados não correrão os mesmos riscos do aparelho. Tudo isso porque eles estarão salvos na nuvem, protegidos e sempre disponíveis.

Outro fator fundamental para a segurança do sistema é o backup. Em sistemas tradicionais, o processo demora horas para realizar as cópias e requer uma equipe para realizar a atividade. Na nuvem processo é automático, através do espelhamento de servidores. Assim, não é possível perder os dados, pois, caso aconteça algum erro, eles estarão disponíveis em outro servidor.

Redução de custos

Investimento em tecnologia e inovação geralmente é o que mais pesa para as empresas. Com um sistema de gestão na nuvem, isso se torna bem mais barato.

Isso se deve ao fato de que os altos custos com implantação, manutenção de servidores, licenças e empresas de segurança de dados (como os sistemas tradicionais) não existem. Ou seja, a redução nas despesas operacionais não torna o software caro para o negócio.

Além disso, Tendo um sistema inteligente e completo, é possível ter controle de todos os processos da empresa, priorizar as coisas importantes, organiza de acordo com a necessidade e reduz de acordo com a demanda. E aumenta o faturamento da empresa.

Mobilidade

Em um sistema de gestão tradicional, onde os dados ficam armazenados nos computadores, o acesso é limitado. Com um sistema de gestão em nuvem, é possível ter controle sobre o negócio de qualquer lugar, 24hs por dia.

Por isso a mobilidade é grande diferencial, e que deve ser considerado, já que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, bastando ter conexão com a internet.

Essa flexibilidade garantida pela mobilidade ajuda a reduzir os custos e aumentar o controle sobre os processos, entre outros benefícios, mesmo que o operador do sistema não esteja na empresa.

Melhora na produtividade e colaboração da equipe

Como as informações ficam disponíveis na nuvem a todo o momento, a comunicação interna melhora consideravelmente. Consequentemente, a produtividade também acaba sendo afetada de maneira positiva, já que é possível manter o cronograma de tarefas mesmo que em determinado momento os funcionários não estejam trabalhando in loco.

Um mesmo documento pode ser visualizado e editado por várias pessoas. Tudo isso diretamente via web, com alta performance e segurança. A manutenção de aplicativos na nuvem também criará um espaço de trabalho integrado. Isso será crucial para que a companhia mantenha o seu índice de produtividade elevado.

Lembrando que em um ambiente com alta colaboração, profissionais atuam com maior agilidade e segurança.

Como você pode ver, o sistema de gestão na nuvem é muito mais moderno e tecnológico do que os sistemas tradicionais. É uma realidade e uma das melhores opções para quem busca redução de custos, segurança de dados e produtividade da equipe, entre diversas outros benefícios.

Com um software inteligente, os resultados da sua farmácia de manipulação não serão mais uma dor de cabeça.

Notícias Relacionadas